BOAS-VINDAS

Olá...a cada dia estamos atualizando este blog. Use as guias acima para acessar os conteúdos. Espero que você aproveite e não deixe de comentar. Espero que o acesso desse blog ultrapasse a linha do horizonte e ajude na construção de uma sociedade mais justa, pois, acredito que isso irá acontecer através da conscientização do indivíduo, e a educação é um meio para que isso venha a ocorrer. Essa é a minha contribuição. ATENÇÃO: ESTAMOS DANDO INÍCIO A UMA CAMPANHA PARA PEDIR QUE NOSSOS VISITANTES SIGAM ESSE BLOG. SIGA-NOS. OBRIGADO.

sábado, 3 de dezembro de 2011

sexta-feira, 15 de abril de 2011

MURAL


Prof. Franklin
Para compreender e entender a complexidade do outro temos que antes entender a si próprio. Nada melhor do que navegar em uma literatura que abrange um pouco do "Tudo" e que exige apenas um pedaço de tempo de nossa simples existência mortal. É tendo como suporte as crônicas de Sambauer que podemos dar início ao mundo que tanto cerca nossa vida. Sambauer sentado em um simples banco visualiza aquilo que não conseguimos ver à nossa frente, que não conseguimos ver a olho nu. Os outros que tanto procuram esse "mestre" da reflexão, somos nós, que aqueles que necessitam de respostas para uma efêmera e maravilhosa vida. Fechar os olhos para essa literatura magnifica é querer se esconder nas sombras do próprio engano. Por isso se você tem alguma duvida, vai lá..., em um banco da cidade, quem sabe Sambauer não esteja à sua espera para, simplesmente, dá a resposta que tanto procura e que retoricamente está guardada em seu coração.


Beetholven Cunha – Maestro e escritor - UFPI
Sempre gostei de história. Achava extremamente interessante a possibilidade de entrarmos na “maquina do tempo” dos livros e descobrir todo o processo de evolução que o homem passou até a idade contemporânea. Venho observando a eclosão nacional de bons escritores da história do nosso país. O prof. Chagas Ramos é um destes novos escritores do Brasil que vem mostrando sua visão pessoal da história, com uma escrita prazerosa combinando a isso elementos contemporâneos, e para provar o que digo, vem divulgando seu amplo conhecimento semanalmente eu seu “saboroso” blog. Parabéns nobre professor e muito sucesso nesta árdua empreitada.
 
   
Prof.Doutorando Benedito, sociólogo - UFPI


Fabulosa a iniciativa do Professor Chagas Ramos. O espaço apresenta a História de maneira didática e atraente. Aproveitem bem e exijamos a atualização constante desse espaço democrático. 




 









Achei esse blog muito bacana. Ele traz informações simples e uteis. Gostei da forma em que trabalha o tempo e espaço. (Jaqueline Rocha – Acadêmica em História – UESPI-Parnaíba)



segunda-feira, 21 de março de 2011

VÁRIAS IDADES...VÁRIAS HISTÓRIAS...

É interessante nesse momento fazermos uma visualização do que é a divisão da história. Apesar de existir quem defenda a metodologia do ensino em História alheio à cronologia, ainda acho que seguir uma linha cronológica dos fatos, nos trará uma maior compreensão do que é a História. Abaixo, uma quadro mostrando as várias várias "Idades", a título de divisão do tempo.

fonte: http://iranecastro.blogspot.com/2009/08/divisao-da-historia.html 

Clique em cima da imagem para ver no tamanho original

AFINAL, COMO ESTUDAR HISTÓRIA?

Procurando uma melhor forma de estudar a história, compreendendo seus fatos e suas influências, encontrei num site um roteiro muito legal e que logo no início de uma jornada com meus alunos, mostro a eles esses passos. Eis roteiro:
  •  TEMPO/ESPAÇO
  • CONTEXTO HISTÓRICO
  • ANTECEDENTES
  • O EVENTO
  • DESDOBRAMENTOS

Exemplificaremos o roteiro, supondo o estudo da Primeira Guerra Mundial:

ESPAÇO/TEMPO
Europa: início do século XX


CONTEXTO HISTÓRICO

Neocolonialismo
, Política de Alianças e Paz Armada.

ANTECEDENTES

Disputa de mercados neocolonialista,
Divergências político-econômico e revanchismos, Nacionalismos e antagonismos entre os impérios, Assassinato de Francisco Ferdinando.

O EVENTO

A guerra

O início
, Blocos militares em conflito, Etapas, O ano de 1917,
O término do conflito.


CONSEQUÊNCIAS

Tratado de Versalhes,
Fim da hegemonia européia, Desintegração dos impérios, Novas nações,
EUA como potência hegemônica,
Liga das Nações, Revanchismo alemão, Fortalecimento do nacionalismo (nazifascismo).

Como já foi observado, quando analisamos os desdobramentos, já introduzimos o próximo assunto. BONS ESTUDOS.